• ÚLTIMAS

Caraíva é uma vila tranqüila ao Sul de Porto Seguro

img

 

Há 2h30 de carro em estrada de terra partindo de Porto Seguro esta  a conservada Caraíva, a vila de areias fofas e com mínima iluminação pra não perder o charme da moda antiga; uma vila muito tranqüila que Parece parada no tempo, as ruas são de areias e o único transporte por lá são as carroças, o famoso Taxi Caraíva” que fazem os traslado dos visitantes e suas malas até as pousadas do vilarejo. 

 Não há banco por lá, e se precisar sacar dinheiro Trancoso e Arraial é o lugar mais próximo, cartão de credito agora que esta chegando por lá devido o péssimo sinal, somente alguns estabelecimentos aceitam. 

Na beira do rio é onde tudo acontece, ali tem os lindos ateliês de grandes artistas que desenvolve suas artes, assim como os artesanatos indígenas  expostos a beira do rio durante o dia onde tem maior concentração dos que visitam Caraíva mesmo por um dia. 

A caminho da praia de Caraíva as ruas de areias fofas com belas paisagens.

É só seguir as placas no caminho que estão por toda parte e tudo de madeira pra combinar com a decoração do local.

A praia do coco Brasil um bar de Praia badalado do local que dá início ao agito do verão, tem bons drinks e várias atrações como dj’s e artistas renomados da música brasileira lugar super indicado. 

 A barra de Caraíva, ou prainha, concentra a maior parte dos frenquentadores das praias de lá, onde o índio Tarzin um dos persongens e pescador mais antigos da vila esta sempre tescendo sua rede de pescar, é o maior barato.

 

 Aproveita para tomar uns drinks e comer um peixe frito pescado na hora na barraca do Afonso logo ai na melhor parte da barra, dá pra fazer standup no rio e um passeio de canoas pela barra.

Artesanatos a beira do rio Caraíva.

 

Mas bom mesmo é passar uma ou mais noites por lá a beira de um rio cheio de histórias para contar, com barzinhos, restaurantes, musica ao vivo e muito forró que é tradição local. 

 

Não deixe de jantar no Mangaba restaurante ao ar livre na chegada da vila, comida de primeira e preço justo, aceita cartão e alem disso da pra acessar a net no 0800. Aberto na alta temporada de dezembro a fim de fevereiro. 

 

Se for a caraíva e não dançar aquele forró no Bar do pelé, ou no forró do Ouriço e outras que tocam na baixa, não conheceu Caraíva de verdade, Caraíva é terra do forró.

 

Outro bar legal é a cachaçaria com ótimos pratos e uma boa música, e na baixa temporada rola sempre uns forrózinhos por lá também, tudo isso na beira do famoso Rio Caraíva.

 

O restaurante tatuassu reserva uma bela noite regada a bons vinhos e ótimos pratos incluindo massas e pizzas servidos a luz de velas, funciona toda noite e o ano todo.

Experimente a pizza artesanal do paulista do Abel e Janete, e nem sonha em pedir a receita rsrs.

Outra dica boa pra curtir a noite é o Bar do porto com música ao vivo e forró aos fins de semana.

Café da manhã tem que ser no canto da Duca e Lua (foto acima), grande artista e ícone da vila que pinta Caraíva e serve um café da manhã dos deuses que é muito disputado, tudo vegetariano super saudável, experimente a famosa Nega Maluca.

 

Fim de tarde no bar do pará é indispensável, indicado pelo Guia 4Rodas e outros.

blogs de viagens sobre dicas de onde comer aquele famoso pastel de Arraia ou outros sabores, a cerveja geladinha ou um bom drink debaixo das amendoeiras onde foi batizado como ponto dos mentirosos.

Não deixem de fazer também o passeio de Bugue com os índios que são os guias do roteiro.

 

Com saída a partir da praça da igreja em um ponto de caraiva que leva até Corumbau uma vila de pescadores isolada em uma península de areia, divisa com município de prado, 12 km distante de Caraíva, lá há uma associação de bugueiros indígenas que são especializados no passeio.

A viagem ate corumbau leva aproximadamente 40 minutos de belas paisagens a beira mar com vento forte no rosto e lindas fotos.

Quantidades de pessoas.

4 passageiros para o guia realizar o passeio.

$ 50 por pessoa. Em baixa temporada tem como negociar um preço menor.

  Praça da Igreja de São Sebastião, padroeiro de Caraíva.

Igreja São sebastião em Caraíva Arquivo @Guiadeservicos1

Outro passeio deslumbrante é o passeio de barcos e lanchas rio acima ou até a praia do espelho e curuípe, vale muito a pena fazer. Outro passeio super procurado é o de bóia, um dos mais famosos que ate bloco de carnaval tem, o famoso Carnabóia um tipo de bloco das bóias onde a galera sobe o rio Caraíva com marchinha e tudo, muito legal.

 

Telefone não pega por lá, somente o vivo em alguns pontos, internet já é possível em alguns estabelecimento da vila, mas pra quem quer desligar do mundo e desfrutar das belezas local isso é ótimo.

 

 Se for de ônibus a única empresa é a águia azul, são 2 por dia na baixa temporada um saindo as 7h da manha e outro as 15:00h saindo da balsa passando por arraial e Trancoso e parada em Itaporanga de 5minutos, no verão eles acrescenta mais um saindo as 11h da manhã. Na volta 6:20h. da manhã e outro as 16h... Fique atento no horário eles nunca atrasam.

 

 

Se for de carro partindo de Porto Seguro segue pelo arraial e observa as placas na estrada até a estrada de terra saindo da BR 001, estacionamento na parte mais alta, não estacione próximo a beira do rio, pois a maré enche e terá grandes prejuízos com o carro. 

Aproveite a dica e boa viagem!

4 Comentário(s)

Envie seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply