• ÚLTIMAS

NOITE NO QUADRADO

img

Futebol no Quadrado é a diversão dos nativos todas as tardes.

Entre outras várias arredores da praça que tem um lindo casario histórico estilo barroco feito no século passado, e em baixo de suas amendoeiras e oitis estão os artesanatos dos artista da região. 

Uma variedade de filtros dos sonhos e outros artesanatos como camisetas e artes na madeira são os destaques da paisagem.

O Quadrado se resume numa praça toda gramada com casinhas coloridas dos dois lados e uma igreja alvinha e bem famosa que fica ao fundo da praça de São João como é chamada pelos mais antigos, e é de lá que se tem o mais belo panorama do vilarejo, podendo-se avistar toda natureza do lugar. 

 Festa de São Sebastião e São Brás são parte da tradição de Trancoso! Um espetáculo cultural que resgata as raízes de Trancoso e reúne nativos e turistas de toda parte do mundo. As festas começam na véspera do dia de Santo, e varam a noite, com muita cantoria e forró.

A festa segue por toda a madrugada até o próximo dia que ao haver da aurora os foliões  e devotos junto com o samba cantado cruzam a vila em busca do novo mastro, madeira de 13 metros pintado por Valquito lima com formas desenhos e cores que contam um novo ano através e promessas de um povo. O mastro é  carregado por toda a cidade até o Quadrado centro Histórico de Trancoso para ser erguido logo mas após os festejo que conta com um almoço  servido gratuitamente para todos da comunidade e visitantes ao fim da tarde a procissão sai pelo centro histórico com suas imagens tradicionais portuguesas e rituais bem originais que mistura as três etnias brasileiras a comida e o culto a árvore de sua origem super indigena, os cortejos religiosos e procisoes de santos, bem produzido com fitas e adornos que lembram grandes cerimônias Portuguesas e os tambores mais que africanos que em forma de fortes batidas tonase um mantra que encanta nossos ouvidos e invade a alma Fazendo das festas tradicionais  de Trancoso no sul da Bahia uma das mais lindas da Bahia.  

Os barzinhos pelos arredores é uma boa pedida para iniciar as noites trancosense, na entrada do quadrado tem as barraquinhas de drinks do Val e do chiquinho com ótimas batidas e caipirinhas a moda de trancoso onde turistas, nativos e famosos se misturam para apreciar os drinks no verão e na baixa temporada, sem falar do bar do Sival onde os amigos reuni para tomar drinks, um dos lugares mais movimentados de trancoso.

O artesanato local nas barracas que ficam na entrada do bosque e Quadrado são um charme a parte, muitas lembranças e adereços que leva a imagem da igreja que é o marketing da vilarejo são vendidos, como quadrinhos, camisetas e outros vários artigos. O acarajé ou tapiocas recheadas rolam soltas e muito disputadas pelos turistas, uma arte da culinária local feita pelos nativos que fica com suas barraquinhas montadas tudo ao lado da entrada do Quadrado, vale a pena experimentar.

 

Durante o verão tem muita coisa acontecendo nos bares privê local, Hotel da praça que fica ao lado direito da entrada que promove eventos super interessantes no verão, café Cultura um bar com Dj ao ar livre e bancos aconchegantes para relaxar debaixo das amendoeiras aos fins de tardes com boa música, aberto ao público bem no meio do Quadrado. Para Raio casa de show tradicional de trancoso, que traz vários shows de artistas renomados inclusive a Elba Ramalho e convidados. 

Comentário(s)

Envie seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply